6 dicas de como passar seu vestido de festa

27 de agosto de 2013
Passando ferro em vestido de festa

Colocar um paninho limpo entre o vestido e o ferro é uma boa dica para proteger bordados e aplicações

Manter vestidos finos sempre prontos para a festa é um desafio, principalmente quando se tem pouco espaço no guarda-roupa. Eles acabam amassando ou criando marcas, quando dobrados no cabide de maneira incorreta. Por isso, na hora de ir pra festa, é preciso passar ferro, mas alguns cuidados são fundamentais para que o tecido não queime e fique com manchas.

 

Confira as nossas dicas:

 

1 – Escolha uma superfície plana e firme para passar o seu vestido. Nunca passe em cima da cama, pois há grandes chances amassar mais a peça e ainda derrubar o ferro, provocando acidentes.

2 – Vire seu vestido ao avesso antes de começar a passá-lo, principalmente se for de cetim, pois pode marcar o tecido e deixar o ferro cheio de brilho. Evitar o contato direto do ferro com a parte visível e mais delicada do tecido diminui as chances de queimá-lo.

3 – Mantenha a temperatura branda e faça movimentos leves e rápidos, começando sempre pela barra do vestido. Nas partes que possuem bordados e aplicações, o cuidado deve ser redobrado. Um truque é colocar um pano limpo e passado sobre a peça antes de encostar o ferro quente.

4 – Tecidos como tafetá, zibeline, organza e tule também podem ser passados a vapor, com um steamer. Já o musseline, o crepe georgette e o chiffon não permitem essa variação, precisam do ferro comum para ficar lisinhos.

5 – Depois de dar fim a todas as marcas indesejáveis, é importante colocar a roupa em um cabide e pendurá-la em local arejado, ajudando a manter a peça esticada e pronta para usar.

6 – Se estiver viajando e sem acesso a um bom ferro de passar, coloque seu vestido de festa no cabide e deixe-o dentro do banheiro fechado durante um banho bem quente (ou simplesmente deixe a roupa lá enquanto faz a maquiagem e o cabelo no quarto!). O vapor fará com que as fibras do tecido retornem a forma original.

 

Mulher passa ferro a vapor em vestido de noiva

Super prático, o ferro a vapor (steamer) permite passar o vestido no próprio cabide

 Imagens: Reprodução

 

 

 

 

Deixe seu comentário